sábado, 19 de junho de 2010

Lao Tse e o Tao Te Ching


Pouco se sabe com certeza sobre Lao Tsé. Há uma obra chinesa muito antiga chamada Shi Chi (Apontamentos Históricos) que diz que Lao Tsé, cujo nome real era Erh Dan Li, teria nascido no Sul da China, numa região chamada Ch'u, em torno do ano 604 a.C. Mas também há os que afirmam que o Tao Te Ching é apenas uma compilação de versos de vários pensadores de escolas de pensamento do 3º século a.C., que genericamente usavam o título de Lao Tsé.

Segundo as tradições, Lao Tsé foi contemporâneo de Kung Fu Tsé (Confúcio), de quem foi discípulo. Tornou-se o guardião dos arquivos do Tribunal Imperial, e atraiu muitos seguidores com sua sabedoria, embora sempre haja se recusado a fixar suas idéias por escrito, por temer que as palavras pudessem ser convertidas em dogma formal. Lao Tsé desejava que a sua filosofia permanecesse apenas como um modo natural de vida estabelecido sob uma base de bondade, serenidade e respeito. Assim, ele não estabeleceu nenhum código rígido de comportamento, preferindo ensinar que a conduta de uma pessoa deve ser governada pelo instinto e pela consciência. Ensinava que nenhuma tarefa deveria ser apressada, que tudo deve acontecer no seu devido tempo. Acreditava que a simplicidade era a chave para a verdade e a liberdade, e assim encorajava seus seguidores para observarem mais a natureza do que aos ensinamentos de mestres.

Aos 80 anos, desiludido com as pessoas da sua terra - que estavam pouco dispostas a seguirem o caminho da bondade natural - se dirigiu para o Tibet, na fronteira ocidental de China, quando foi reconhecido por um guarda, que lhe lembrou que possivelmente todos os seus ensinamentos logo cairiam no esquecimento se alguma coisa não ficasse gravada, e só permitiu que ele deixasse a China após escrever seus ensinamentos básicos, para que pelo menos parte de seu conhecimento pudesse ser preservada para a posteridade. Atendendo ao pedido do guarda, de uma só vez Lao Tsé redigiu (reza a lenda que escreveu numa grande pedra) a coletânea dos 81 versos que se tornariam a síntese de sua sabedoria (e do pensamento Monista Chinês), que entrou para a história sob o nome de Tao Te Ching.

muitos sentidos para o significado do nome Tao Te Ching. Um deles o define como "As Leis da Virtude e seus caminhos". Suas palavras isoladas significam: Tao (Infinito, a Essência, a Consciência Invisível, o Insondável, o como, de como as coisas acontecem.); Te (que significa força, virtude, mas de uma forma não ligada aos nossos valores ocidentais); Ching (livro, escrito, manuscrito). Literalmente, portanto, significa "O livro de como as coisas funcionam", e na realidade é este o seu objetivo, mostrar como as coisas no universo funcionam segundo o Tao. Também significa "O Livro que Revela Deus" e "O livro que leva à Divindade".

Coerentemente com a sua maneira, Lao Tsé não o escreveu por princípios doutrinários, e sim aforismos (versos), de forma tal que pudessem ser adaptados por qualquer pessoa ante diversas situações. Algo aplicável a tudo e a todos; um texto de natureza aberta que não possibilitasse uma forma textual capaz de ser desvirtuado intencionalmente, ou simplesmente ser deformado pelas traduções; uma maneira de aplicação prática de se viver em harmonia, dentro do equilíbrio das polaridades da manifestação do Tao e simbolizada pelo Tei Gi (a figura abaixo, no centro):

O Taoísmo baseia-se num dos Princípios Herméticos - o Principio da Polaridade - que diz ser a natureza bipolar, pois tudo nela tem um oposto. Na essência o universo conhecido é composto de componentes opostos; por vezes físicos (claro/escuro), morais (bom/ruim), biológicos (masculino/feminino) etc. Tudo no universo pode ser classificado em duas polaridades: Yang (pronuncia-se "yong") ou Yin.

Uma indagação comumente feita diz respeito à diferença que existe entre o Taoísmo e o Confucionismo. O Taoísmo tem base metafísica e com aplicação prática. Confúcio foi mais um legislador, cujos ensinamentos ser direcionam mais para o aspecto político da vida.

Aquele que conhece o outro é sábio.

Aquele que conhece a si mesmo é iluminado.

Aquele que vence o outro é forte.

Aquele que vence a si mesmo é poderoso.

Aquele que conhece a alegria é rico.

Aquele que conserva o seu caminho tem vontade.

Seja humilde, e permanecerás íntegro.
Curva-te, e permanecerás ereto.
Esvazia-te, e permanecerás repleto.
Gasta-te, e permanecerás novo.

O sábio não se exibe, e por isso brilha.
Ele não se faz notar, e por isso é notado.
Ele não se elogia, e por isso tem mérito.
E, porque não está competindo,
ninguém no mundo pode competir com ele.
(Lao Tsé - Tao Te Ching - verso 22)

Texto do site: Saindo da Matrix

9 comentários:

  1. Lao Tsé é foi muito foda, e além disso ainda soube deixar seus ensinamentos de forma que não fossem um manual de instruções (ou uma bíblia)... realmente um cara admirável que nos dixou muitas palavras de sabedoria

    ResponderExcluir
  2. Pra quem teve a cara de pau de dizer que não sacava nada de blog, vc conseguiu a façanha de criar um espaço ANARKLOUCO!!!

    Tá fantástico teu blog!!! O design gráfico, então, ficou perfeito!

    Lao Tse Sempre grandes ensinamentos!!! Colocar em prática é que é difícil! Mas também, quem mandou nascer HUMANO, DEMASIADO HUMANO...

    Super beijo!!!!

    ResponderExcluir
  3. "Do pássaro sei que pode voar. Do peixe sei que pode nadar. Do quadrúpede sei que pode correr. Os animais que correm podem ser facilmente presos com uma rede. Os que nadam podem ser presos com um cesto. Os que voam podem ser atingidos com uma flecha. Mas o Dragão não posso conhecer. Ele eleva-se entre os astros do cosmos, onde ninguém possa atingi-lo. Hoje vi Lao Tse, ele é como um Dragão!"

    - Tchuang Tse -

    ResponderExcluir
  4. Amo Lao Tse!

    Teu blog é mesmo ANARKILOUCO!

    Amo também dragões!!!!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Gostei tanto do que escreveu acima sobre o dragão que vou postá-lo em meu blog, se não se importa...

    BEIJINHOS!!! :)

    ResponderExcluir
  6. Hêi, moço sumido!!!

    Tem Selo para você em meu blog! Ele não é muito a sua cara, mas se quiser, guarde apenas em seu PC. Compreendo que não é seu estilo colocar Selinho em blog.

    Pelo menos fiz propaganda do seu blog...

    BEIJOS!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Hei, Moço!

    Cê não vai colocar essa carroça pra andar mais não?

    Saudades dos seus pensamentos.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente perfeito.
    O texto, o blog...

    Bem, por hora é isso...
    Vou acompanhar...

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. tchau, Patric. Vai com Deus. descansa em paz, irmão.

    ResponderExcluir