quarta-feira, 16 de junho de 2010

O valor de um coringa - O que é ser um herói?

Nunca gostei das histórias de super-heróis como o Superman, Homem Aranha, Capitão América e etc. Sempre achei que esses personagens só representavam como os defensores da pátria americana, mostrando ao mundo quem é que "manda na bagaça" e usando sempre uniformes com as cores da bandeira da terra do Tio Sam. Com seus superpoderes que por muitas vezes não fazem muito sentido e que os tornam até contraditórios.

O pior de todos era o Batman, que além de ter o Robin como ajudante (que considero muito tosco), não tinha nenhum poder especial, além de ser muito rico.
Mas, depois que assisti ao filme Batman Begins comecei a ver esse herói com outros olhos. Comecei a perceber que ele é o mais realista de todos os heróis.
Primeiro que, ele não usa aquele patriotismo todo, dizendo que é de New York City com uma roupa azul e vermelha e que vai salvar o restante do mundo contra as "forças do mal". Seu uniforme é preto e o filme todo é focado apenas em uma cidade fictícia. Segundo porque não usa poderes sobrenaturais, seu poder é a sua inteligência, seu dinheiro e a tecnologia (por mais que a tecnologia que ele utiliza no filme está longe da nossa realidade, mas isso não vem ao caso). E outro ponto que o considero como um herói de verdade, é o fato de que o seu primeiro "inimigo" foi o trauma que vivia dentro de si mesmo desde a sua infância, com o assassinato de seus pais e o medo de morcegos. E dividir esse trauma com os seus inimigos foi o que o tornou a ser o Cavaleiro das trevas!

Mas estou querendo mesmo é falar do seu principal inimigo, o Joker, mais conhecido como Coringa, que pra mim tem um significado muito mais importante. Esse cara sim foi o motivo pelo qual eu comecei a gostar de Batman.
Vejo o Coringa como um ser oposto ao Batman. Um anarquista geral. Não liga para o dinheiro e muito menos para status. Ao contrário do Batman, é um personagem muito irônico e sarcástico. Sempre com um "sorriso" no rosto, prefere não ser normal, ou seja, não seguir normas. O mundo para ele é um absurdo. Não liga para nada, está ali apenas para fazer parte do jogo. Tanto que ele mesmo "ama" o Batman e esse "amor" que existe entre os dois me lembra até uma música do Rob Halford chamada: "The one you love to hate"(Aquele que você ama odiar).

O objetivo do Coringa não é matar o Batman, mas sim derrotar ao único homem que crê rivalizar com ele em genialidade, convertendo-o mundo dos loucos, não tornando-o um mártir, mas sim mostrando que tinha razão em ser louco, anárquico, niilista, caótico, sem esperanças.

Em uma conversa, o Coringa conta uma piada ao Batman:

"Dois loucos fugiram do asilo, mas teriam que atravessar um precipício para finalmente conseguirem escapar, nisso um fala para o outro:

-Vamos lá, eu acendo a lanterna e você atravessa por cima do feixe de luz.
E o outro responde:
- Você acha que eu sou louco??? Vai que você apaga a lanterna e eu caio lá embaixo!"

Nisto o Coringa começa a rir de repente, o Batman esboça um sorriso e logo solta uma gargalhada junto com seu maior inimigo, ou seja, quem é o certo nesta história? O Coringa que quer provar a todos sobre a loucura ou o Batman que tenta mostrar o "lado correto" da justiça.

Indo além do filme, imagine um deck de baralho comum. Geralmente existem 53 cartas sedo que 52 seguem um padrão, divididas em 4 naipes e com valores diferentes. A carta que sobra é um coringa. Mas qual é o valor de um coringa nesse baralho todo?
Ai é que está, pois o coringa ao mesmo tempo em que tem um valor ele não tem um valor. É uma carta especial. Não segue naipes, não segue normas, regras e não faz parte do padrão "social" das cartas. O coringa é o grande filósofo de todo o baralho!
O coringa, é como uma "metamorfose ambulante", não levanta bandeiras do coletivismo, ergue apenas a sua, pois ele é egoísta e de certa forma, o "auge do seu egoísmo é querer ajudar" as outras cartas.

Mas no fundo, o coringa vive na solidão consigo mesmo. Ninguém o entende. E de certa forma, ele precisa das regras do baralho para quebrá-las. É um anarquista, e no entanto, por mais que queira mostrar uma saida para a liberdade no meio do baralho, prefere que os reis, os valetes e as damas continuem alimentando e mantendo vivas as normas que existem dentro do "monstro sist". Afinal, qual seria a graça de um baralho só com coringas, ou um coringa sem o restante dos "normais" e bonitinhos? Qual seria o valor do diamante, se todas as pedras fossem diamantes?

Enfim, o coringa é visto como um vilão para a sociedade. Mas comparando aqueles "heróis" que citei no começo, carregando suas bandeiras e com superpoderes para manter a sociedade em ordem pergunto: O que é ser um herói?

Viva aos grandes coringas que moveram esse grande baralho que chamamos de Mundo!

- Japoneis -

3 comentários:

  1. huahuauhauh
    com certeza cara. O Coringa é o mehor exatamente por não seguir o padrão, por existir para o CAOS. Viver no padrão da sociedade não é legal, não é bom e não faz a gente pensar, mas o Caos nos tras tudo isso... sim, o coringa é muito mais herói que qualquer "super" por ai...

    abraços cara!

    ResponderExcluir
  2. DEZ ESSE POST!!!

    NUNCA CONSIDEREI O CORINGA UM "HERÓI", MESMO PORQUE NEM O BATMAN É UM "HERÓI" NOS PADRÕES CLÁSSICO DE HERÓIS COM CITOU NO INÍCIO DE SEU POST. HOLLYWOOD 'ROMANTIZOU' O BATMAN COM AQUELA BALELA DE QUE ELE LUTA POR JUSTIÇA. MENTIRA!!! QUEM CONHECE OS GIBIS CLÁSSICOS E OS LEU NA ÍNTEGRA SABE QUE O BATMAN QUER É VINGANÇA POR TER VISTO SEUS PAIS SEREM ASSASSINADOS POR UM MALFEITOR AINDA CRIANÇA.

    ENTÃO, O PRÓPRIO BATMAN TEM UMA PERSONALIDADE BASTANTE CONTURBADA E NEURÓTICA. O QUE É FANTÁSTICO!!! POR ISSO SEMPRE O ADMIREI MUITO. O BATMAN ORIGINAL DOS GIBIS E NÃO O "BATMAN" DA TV OU DO CINEMA QUE É UM BOBO ALEGRE. TANTO É QUE EM TODOS OS FILMES OS VILÕES TOMAM A CENA DO BATMAN. JACK NICHOLSON, HEATH LEDGER, DANNY DE VITO... TODOS ROUBARAM A CENA DELE...ATÉ MICHELLE PFEIFFER ACABOU COM ELE COMO MULHER-GATO.

    NO CINEMA, FAZEM UMA CARICATURA DELE, COITADO!!! SENDO QUE ELE É O MAIS LOUCO E SANGUINÁRIO DE TODOS. NOS GIBIS, ELE MATA SEM DÓ NEM PIEDADE E SEM ESSA BALELA DE PREGAR A JUSTIÇA; ELE QUER QUE OS BANDIDOS SE FODAM PARA PODER VINGAR SEUS PAIS...

    NESSE ASPECTO BATMAN E CORINGA SÃO MUITO MAIS CÚMPLICES DO QUE RIVAIS, POR RAZÕES DIFERENTES, MAS NO FIM O RESULTADO É O MESMO: O CAOS.

    Japa, vc nunca me decepciona!!!!

    Nunca suportei os 'heróis' tradicionais. Sempre torci pros 'vilões', mesmo porque não acredito nessa fronteira tão bem delimitada entre mocinhos e bandidos. TODOS NÓS SOMOS UM POUCO OS DOIS AO MESMO TEMPO...

    BEIJÃO!!!!

    "...É NO TRONCO QUE ESTÁ O CORINGA DO BARALHO."

    ResponderExcluir
  3. Eu já pensei em fazer um post sobre o coringa no meu blog e, tenho que dizer, muito do que vc disse tem a ver com o que eu acho dele!
    Ficou muito bom, curti demais cara

    ResponderExcluir